top of page

Alimentos que ajudam a aliviar a ansiedade


Se você é ansioso, assim como eu, esse conteúdo é para você.


Entender quais alimentos podem diminuir a sua ansiedade é fundamental para que você possa administrá-la, aliado a outras terapias não farmacológicas (como técnicas de respiração e atividade física) e, em alguns casos, farmacológicas, quando orientado pelo seu médico.


Bom vamos lá...


A ansiedade é uma das condições de saúde mental mais prevalentes, visto que afeta aproximadamente 7,6 % da população global. É uma palavra usada para descrever inúmeros transtornos, como transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade social e fobias e geralmente é caracterizada por sentimentos constantes de tensão, preocupação e nervosismo que podem afetar de forma negativa a sua vida.


Existem alguns alimentos que você pode comer semanalmente que podem ajudar na saúde do funcionamento do cérebro e reduzir os sintomas da sua ansiedade.


5 alimentos que podem aliviar a ansiedade.


1. Salmão - contém nutrientes que promovem a saúde do cérebro, como vitamina D e os ácidos graxos ômega-3 - ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA). Esses nutrientes podem ajudar a regular os neurotransmissores dopamina e serotonina. O ômega-3 apresenta características anti-inflamatórias e é capaz de prevenir a disfunção das células cerebrais que é comum em pessoas com ansiedade, por meio de mecanismos como a neuroplasticidade. A vitamina D também foi estudada quanto aos efeitos positivos na redução da ansiedade e dos sintomas depressivos.


2. Camomila - uma erva que pode ajudar a reduzir a ansiedade. Ela contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir a inflamação associada à ansiedade atuando em neurotransmissores relacionados ao humor, como a serotonina, dopamina e ácido gama-aminobutírico (GABA).


3. Cúrcuma - é uma especiaria que contém o composto fenólico chamado curcumina, que com certeza você já ouviu falar. A curcumina é um composto estudado por seu papel na promoção da saúde do cérebro e na prevenção de transtornos de ansiedade.


4. Chocolate amargo - contém flavonóis, como epicatequina e catequina, que são compostos vegetais que atuam como antioxidantes, podendo beneficiar a função cerebral.


5. Chá verde – além da cafeína, o chá verde contém o aminoácido L-teanina, que faz com que a cafeína não tenha efeito de “pico”. Esse aminoácido é relacionado com efeitos positivos na saúde do cérebro e na redução da ansiedade.


Observação: esses alimentos não devem substituir nenhum medicamento ou outra terapia prescrita pelo seu médico e sim ser um complemento, quando necessário.


Komentáře


bottom of page