top of page

O segredo da longevidade é reduzir as calorias!

Um artigo publicado pela revista CellPress (2018) verificou uma diminuição na produção de radicais livres e consequente aumento na eficiência do metabolismo em indivíduos que passaram a comer menos calorias no dia.

Reduzir o consumo calórico torna o metabolismo mais eficiente e desacelera o processo de envelhecimento.

Esse estudo foi composto por 53 indivíduos saudáveis, sendo 19 dos participantes o grupo controle (alimentação normal) e 34 participantes do grupo intervenção (regime alimentar de redução de 25% das calorias dias por dois anos).

Por mais que restringir as calorias diárias seja algo difícil, os pesquisadores comentaram no artigo que o grupo intervenção foi muito dedicado. Ao longo dos dois anos da intervenção, as pessoas que ingeriram menos calorias perderam 8,7 kg (média), enquanto o grupo controle ganhou 1,8 kg (média).

Para avaliar se a redução de calorias resultou alterações no processo de envelhecimento os voluntários ficaram em salas especiais, por 24 horas, para que os pesquisadores aferissem a taxa metabólica basal (TMB) dos participantes, por meio do volume de oxigênio consumido e de gás carbônico expelido e como isso variou ao longo do tempo. Foi verificado que o grupo que reduziu as calorias desacelerou o metabolismo e o tornou mais eficiente. Em outras palavras, segundo o pesquisador Redman, “isso significa que as células precisam de menos oxigênio para sobreviver, de modo que o corpo e as células se tornaram energeticamente mais eficientes”. Além disso, no final da intervenção os participantes tiveram uma redução na pressão sanguínea, no colesterol e no triglicérides. Os achados do estudo nos mostram insights de que o déficit calórico pode estar relacionado com a diminuição do estresse oxidativo e consequente aumento da longevidade.


Referências:



Comments


bottom of page