top of page

Drogas da inteligência: o que são e como atuam?


O que são?

As smart drugs ou nootrópicos, que são moda no Vale do Silício, são substâncias capazes de aumentar nosso foco, atenção, memória e raciocínio.


Essas substâncias, cujo nome vem do grego "nóos”, que significa mente, e "tropo", que quer dizer direção, podem ser interessantes para pessoas que buscam aumentar a performance cognitiva, produtividade no trabalho. Além disso, indivíduos com diagnóstico de TDAH e depressão também se beneficiam do uso de nootrópicos, quando ingeridos da forma adequada.


Como atuam os nootrópicos?

A ação dos nootrópicos tem como alvo com os neurotransmissores, mais especificamente, a acetilcolina, a dopamina e a noradrenalina.

Estes atuam como mensageiros químicos, estimulando e transportando os sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo.


Acetilcolina

Envolvida no processo de formação de novas memórias e concentração, assim como no aumento do metabolismo cerebral.


Dopamina

Atua no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. Além disso, a dopamina atua no controle de movimentos, aprendizado, cognição e memória.


Noradrenalina

Regula atividades como o sono e as emoções, gerando sensação de bem-estar. Também é relacionada com processos cognitivos de aprendizagem, criatividade e memória.


REFERÊNCIAS


Anderson, Thomas; Petranker, Rotem; Christopher, Adam; Rosenbaum, Daniel; Weissman, Cory; Dinh-Williams, Le-Anh; Hui, Katrina; Hapke, Emma (December 2019). "Psychedelic microdosing benefits and challenges: an empirical codebook". Harm Reduction Journal. 16 (1): 43. doi:10.1186/s12954-019-0308-4. ISSN1477-7517. PMC6617883. PMID31288862.


Comentários


bottom of page