A levedura nutricional, ou nutritional yeast, é um super alimento enriquecido com nutrientes que atuam no funcionamento do sistema imune. Pessoas que fazem dietas mais restritas, com exclusão de glúten, lactose e até mesmo veganos, podem se beneficiar desse alimento, afinal, ele irá aumentar o aporte diário de fibras, vitaminas - principalmente as do complexo B - macronutrientes e micronutrientes na alimentação.
O QUE É?
A levedura é produzida com a Saccharomyces cerevisiae, mesma espécie utilizada para a produção de cervejas e pães, contudo, em um estágio diferente. Apresenta elevado teor de antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais e proteínas em sua composição, por isso, é considerada um super alimento.
PARA QUE SERVE?
Encontrada em pó ou em flocos, o sabor pode ser semelhante ao queijo e pode ser utilizada como tempero para diversas receitas com o intuito de aumentar o valor nutricional.
A Saccharomyces cerevisiae presente na levedura nutricional pode estar na sua presença ativa ou inativa.
- Forma ativa: é a levedura chamada de fermentativa é utilizada na fabricação de cervejas, kombuchas e pães.
- Forma inativa: é a levedura exposta a altas temperaturas e desativada, impedindo a fermentação, como é o caso da levedura nutricional.
Benefícios
A Saccharomyces cerevisiae é fonte de betaglucana, um tipo de fibra que é reconhecida pelos receptores das células do sistema de defesa, estimulando ações antimicrobianas e contribuindo para o fortalecimento da imunidade. A betaglucana contribui para a regulação da glicemia e do colesterol e pode ser encontrada, além da levedura, em fungos e cereais.
· Ação antioxidante: previne o envelhecimento, doenças crônicas e a protege o organismo do estresse oxidativo, visto que apresenta glutationa em sua composição.
· Controle da glicemia e colesterol: ajuda a reduzir a absorção do colesterol, além de auxiliar no controle da glicemia.
· Alérgicos e dieta anti-inflamatória: para pessoas que optam por não consumir produtos que contém glúten e lactose, a levedura é uma ótima opção. O sabor pode ser muito semelhando ao do queijo parmesão.
· Atua no sistema imune: pela presença de vitaminas (principalmente as do complexo B) e minerais, além, é claro, da betaglucana.
Previne anemia: rica em ferro e vitamina B12.
Contribui para a saúde da pele: rica em vitaminas do complexo B e selênio.
Saúde da microbiota intestinal: rica em fibras que contribuem para o melhor funcionamento do intestino e composição da microbiota intestinal. Ótima opção para pessoas constipadas.
Onde incluir
Você pode incluir essa superfood na finalização de pratos, substituindo queijo ralado, substituindo farinhas e até mesmo para engrossar misturas de preparos culinários. Eu particularmente adoro salpicar por cima de ovos mexidos, é prático, nutritivo e uma delícia.
Informação nutricional (aproximadamente)
15g de leverdura (1 colher de sopa)
calorias: 45kcal
proteína: 8g
lipídeos: 0,5g
carboidrato 8g
fibras: 4g
vitamina B1: 9,6 mg
vitamina B2: 9,7 mg
vitamina B12: 7,8 mcg
vitamina B9: 240 mcg
cálcio: 15mg
zinco: 2,1 mg
selênio: 10,2 mcg
ferro: 1,9 mg
sódio: 5mg
magnésio: 24mg
留言