top of page

NAC: definição e função


O N-acetil L cisteína (NAC) é um agente mucolítico composto por tiol e um precursor da glutationa, antioxidante que se mantém em níveis elevados quando o consumo de compostos como o NAC é adequado ao longo do dia.


O que são antioxidantes?

São compostos que atuam no combate de radicais livres que são formados no nosso organismo por diversos fatores como alimentação pró-inflamatória, poluição ambiental etc.


O problema está quando os radicais livres não são eliminados do nosso organismo, podendo culminar em doenças e desequilíbrio do estado de saúde e do sistema imune. E aí que vem o NAC, para suprir os compostos antioxidantes e evitar que isto ocorra.


O NAC é cada vez mais estudado no cenário da inflamação – a base de toda doença crônicas não transmissíveis (DCNT) - devido suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Já que a ação do é associada com a redução do acúmulo de lipídios celulares e aumento dos níveis de antioxidantes intracelulares dos adipócitos, atuando na redução da inflamação, pessoas que buscar emagrecer podem se beneficiar deste composto.


Sua capacidade de aumentar os níveis endógenos de glutationa faz com que o NAC se torne um dos mais importantes antioxidantes na proteção contra o estresse oxidativo e aumenta o potencial terapêutico por prevenir muitas doenças induzidas pelo estresse oxidativo.


Além disso, em síndromes psiquiátricas, como a esquizofrenia, o uso de NAC tem se mostrado como uma terapia complementar. Um dos mecanismos da esquizofrenia é a falha no sistema antioxidante que promove aumento do nível de peróxido lipídico. O estresse oxidativo gera defeitos de membrana e disfunção do sistema imunitário de diferentes sistemas neurotransmissores. É observado uma diminuição no sangue, líquido cefalorraquidiano e córtex pré-frontal de glutationa em pessoas com esquizofrenia. O NAC tem sido usado como uma terapia adjuvante e tem mostrado eficácia na utilização de pessoas com síndromes como esta.


Referência Bibliográfica:

Dludla,P. V et al. The beneficial effects of N-acetyl cysteine (NAC) against obesity associatedcomplications: A systematic review of pre-clinical studies. Pharmacological Research. v. 146, p. 104332, 2019.

Kommentare


bottom of page